Trabalho com Revisão de Textos. Para solicitar o serviço ou esclarecer alguma dúvida, vide Contato.
A transmissão de conhecimento é primordial para a evolução da humanidade.

Pesquisar

domingo, 8 de maio de 2011

"Tenho de" ou "Tenho que"?

Pessoal, após 10 dias sem postar nada, trouxe hoje duas expressões que a maioria de nós não sabia diferenciar o correto emprego: tenho de e tenho que.
Abaixo a explicação:

Tenho de...

Usa-se "tenho de" quando o sentido for de obrigação, necessidade, desejo ou interesse.

Exemplos:
Temos de lutar por nossos direitos.
O diretor da escola terá de dar explicações sobre o aumento de seu salário.
O expediente tem de acabar às seis horas da tarde.
Eles tinham de avisar a mãe que iriam sair.
O gerente teve de indenizar todos os ex-funcionários.

Tenho que...

Usa-se "tenho que" para expressar possibilidade.

Exemplos:
Talvez você tenha que buscar sua irmã na escola hoje.
É possível que ele tenha que fazer uma operação.

Agora não confundimos mais!
Boa semana a todos!