Estamos enfrentando uma onda tão avassaladora que ganhou até um nome específico: gerundismo.
A maioria de nós, escuta frequentemente frases como "Você pode estar comprando por telefone", "Vou estar lhe retornando...", "Vamos estar construindo" etc. Esta é uma construção viciosa e de um modismo infeliz, mas muitos tentam explicar que a causa desse fenômeno é a imitação da construção inglesa "I will be + gerúndio".
Exemplo: I will be starting (...).
Entretanto, apesar de esta associação até ser inteligente, está errada sob o olhar da forma culta da Língua Portuguesa.
Quando uma teleatendente diz: "O senhor pode estar aguardando na linha, que eu vou estar transferindo sua ligação", ela pensa que está falando bonito.
Porém, ela não entende que "eu vou estar transferindo" é errado e "ela está falando bonito" é certo.
Agora, certamente muitos me perguntarão o porquê. Eu explico:
Há contextos em que a construção ir + estar + gerúndio é perfeitamente correta.
Isso ocorre quando enunciamos uma ação a ser praticada no futuro e que deverá ocorrer simultaneamente a outra ação, também futura.
Exemplo: Amanhã, enquanto você estiver fazendo a prova, eu vou estar viajando para Recife.
Ou seja, são duas ações simultâneas. Enquanto um estiver fazendo a prova, o outro estará viajando. Neste caso o gerúndio foi bem colocado.
Outra forma de empregar o gerúndio corretamente é quando descrevemos uma situação que está acontecendo naquele instante, que está em curso.
Exemplos: Ela está falando bonito. O menino está andando de bicicleta.
Entretanto, o erro se verifica quando construções como "vou estar viajando" são empregadas para substituir o simples futuro do presente. Em lugar de dizer “Amanhã viajarei para Recife”, ou “Amanha vou viajar para Recife”, as pessoas dizem “Amanhã vou estar viajando para Recife”.
O gerundismo é um vício e certamente não será tão fácil corrigi-lo, mas agora que já aprendemos o uso correto de um verbo no gerúndio, passemos a nos policiar em relação a isso.