Trabalho com Revisão de Textos. Para solicitar o serviço ou esclarecer alguma dúvida, vide Contato.
A transmissão de conhecimento é primordial para a evolução da humanidade.

Pesquisar

quinta-feira, 31 de março de 2011

Rapidinhas Gramaticais

Pessoal, abaixo esclareço, de forma bem simples, algumas dúvidas que muitas pessoas têm em relação à palavras e expressões presentes em nosso cotidiano e que muitas vezes são usadas incorretamente: São elas:

HOUVE E HOUVERAM

O verbo haver, no sentido de existir, é impessoal, ou seja, não tem sujeito, e deve aparecer sempre na terceira pessoa do singular.
Se você disser que "houveram problemas", você estará, na verdade, com problemas com a língua portuguesa.
O correto é houve problemas.

Atenção: em locuções verbais, o verbo auxiliar também é afetado pela impessoalidade e deve ser flexionado no singular:

Deve haver maneiras de você não esquecer isto!” e não “Devem haver maneiras de você não esquecer isto!”

HOUVE E OUVE

Houve = verbo haver
Ouve = verbo ouvir

Exemplo: Houve aquele problema porque ele nunca ouve o que eu digo!

MENOS E MENAS

Este é um erro inadmissível. "Menos" não concorda com o substantivo, pois é advérbio e não adjetivo.

Não seja uma pessoa menos atenta, portanto nunca diga, por exemplo, que “Hoje tenho menas coisas pra fazer do que ontem”.

MEIO E MEIA

Assim como o "menos", o advérbio "meio" não tem concordância de gênero.
Você não chega em casa meia cansada. Você chega meio cansada.
Deixe a meia para colocar no pé.

EU E MIM
Depois de preposição, use o pronome oblíquo MIM.
Exemplo: Entre mim e ela.

Agora, antes de verbo, o correto é utilizar o EU.
Exemplo: Ele pediu para eu fazer o serviço.

Lembre-se: mim não conjuga verbo, mim não faz nada!

FAZ E FAZEM

O verbo "fazer" indicando tempo é impessoal: Faz dois meses que ele viajou.
Como diz minha professora de Gramática, “os meses não fazem nada”, portanto, nada de sair por aí falando que “fazem dois meses que ele viajou” hein!

MENOR E DE MENOR

Embora "de menor", assim como "de maior" sejam expressões ditas por aí, elas estão erradas sob os olhos da norma culta da Língua Portuguesa.
Se você tem menos de 18 anos, é “menor” e não “de menor”.

ESPIRAL E ASPIRAL

Seu caderno é espiral, não aspiral!

SUANDO E SOANDO
Você não chega do futebol soando, a não ser que tenha se transformado em um sino.
Pessoas suam.
Sinos soam.

UM GRAMA E UMA GRAMA

Se você for à padaria e pedir trezentas gramas de algo, a mocinha do balcão certamente mandará você ir buscar no pasto, pois é lá que encontramos aquele matinho verde.
Grama é masculino e o certo é, portanto, trezentos gramas. De queijo, de pão de queijo ou de sonho, o que preferir. =D

ASCENDER E ACENDER

Ascender significa subir, elevar-se.
Acender significa pôr fogo.
Você acende a fogueira e ascende na vida.

CONSERTO E CONCERTO

Conserto significa reparo.
Concerto significa sessão musical.

Por isso não diga que vai levar sua bicicleta no concerto, pois provavelmente não o deixarão entrar lá com ela.

CUMPRIMENTO E COMPRIMENTO

Cumprimento é o ato de cumprimentar, saudar alguém.
Comprimento é a medida de alguém ou de alguma coisa.

Se você perguntar a alguém , por exemplo, “Qual é o seu cumprimento?” a pessoa certamente lhe estenderá a mão, em vez de dizer que tem 1,70m de altura.

HÁ E A
Na indicação de espaço de tempo, podemos usar tanto quanto A, mas cada um tem seu uso específico:

é usado para representar o passado, um espaço de tempo que já passou.
Ele viajou dois dias.

A é utilizado para representar o futuro, um espaço de tempo que está por vir.
Ele chega daqui a dois dias.

OBS: também é presente do verbo haver:
Há duas maçãs na lancheira.

SOB E SOBRE

Sob = embaixo
A criança está sob o lençol.

Sobre = em cima
O caderno está sobre a mesa.

ONDE E AONDE

Onde indica o lugar em que algo ou alguém está. Indica permanência, e equivale à expressão "em que lugar".

Aonde indica movimento. Equivale à expressão "a que lugar".

Veja: Onde você colocou o mapa que vai ajudá-lo a chegar aonde você quer?

POR QUE, POR QUÊ, PORQUE E PORQUÊ

Por que é usado no início das frases interrogativas.
Por que você está fazendo isso?

Porque é utilizado para respostas, indicando a causa de algo.
Eu fiz isso porque me deu vontade.

Por quê é utilizado no final das frases interrogativas.
Você está fazendo isso por quê?

Porquê é usado como substantivo e deve ser antecedido por artigo. Pode ser substituído por “razão”, “motivo”.
O porquê de eu estar fazendo isso.

VIAJEM E VIAGEM

Viajem vem do verbo viajar: eu viajo, tu viajas, eles viajaram...

Mas viagem é substantivo e deve ser sempre escrito com "g".
Ele me disse que adorou a viagem.

TRÁFEGO E TRÁFICO

Tráfego é a circulação de veículos, o trânsito.
Tráfico é comércio ilícito.

Não troque as bolas, pois essa confusão pode trazer problemas se você disser, por exemplo, “O tráfico estava bom hoje” perto de um policial. =D

A ALFACE x O ALFACE

Pode parecer estranho, mas o certo é a alface.
Alface é um substantivo feminino e não masculino, como a maioria pensa.

Vejam que são erros bobos que cometemos, mas que podem causar grandes confusões!
Até o próximo post!